Afinal, qual a diferença de quartzo e quartzito?


Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home2/prpedr34/public_html/wp-content/themes/jupiterx/lib/api/utilities/functions.php on line 189

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home2/prpedr34/public_html/wp-content/themes/jupiterx/lib/api/utilities/functions.php on line 147

Deprecated: ltrim(): Passing null to parameter #1 ($string) of type string is deprecated in /home2/prpedr34/public_html/wp-content/themes/jupiterx/lib/api/utilities/functions.php on line 189

As diferenças entre quartzo e quartzito podem ser sutis, a ponto de confundir muita gente. E não se preocupe caso você seja um profissional, com experiência em arquitetura ou design, e não saiba apontar com perfeição essas diferenças, pois isso é bastante comum.
Algumas pessoas costumam até mesmo usar os nomes desses materiais de forma intercambiável, como se ambos fossem a mesma coisa, o que pode só aumentar a confusão.
Se você está considerando utilizá-los em algum projeto, esse é o momento ideal para aprender a diferenciá-los de forma definitiva. Para isso, basta continuar a ler esse artigo.
Mas, afinal, o que é o quartzo?
O quartzo é um mineral extremamente abundante na natureza, composto por átomos de oxigênio e silício. Um mineral, vale ressaltar, é um objeto cristalino que possui a mesma composição química em todas as suas partes.
O quartzo totalmente puro é praticamente transparente, mas são as impurezas que emprestam a esse mineral uma variedade gigantesca de cores.
Um dos usos mais comuns para o quartzo é a fabricação de joias, mas também o encontramos, com bastante frequência, em objetos de decoração, dando um ar moderno e sofisticado ao ambiente.
E o que seria, então, o quartzito?
O quartzito é uma pedra metamórfica formada no interior da Terra, quando o arenito, sob altíssimo calor e pressão, é fundido com cristais de quartzo. Por conta de sua composição, o quartzito tende a apresentar cores suaves, como o branco e o cinza.
Este material, forte e durável, possui uma altíssima resistência ao calor e às manchas, tornando-o extremamente popular no setor de decoração e revestimentos.
Qual a diferença entre o quartzo e a superfície de quartzo?
Com a similaridade dos nomes, é comum a confusão. Mas atenção: quartzo e “superfície de quartzo” não é a mesma coisa.
A superfície de quartzo, também chamada de pedra projetada ou pedra de engenharia, é um material muito utilizado na fabricação de bancadas. Porém, não é o mineral puro, mas uma composição de, aproximadamente, 90% de quartzo moído e 10% de uma mistura de resinas, polímeros e pigmentos.
Ela então é moldada de acordo com a finalidade desejada.
Como o quartzo e o quartzito podem ser utilizados?
O quartzo é um mineral com uma gama considerável de aplicações, das mais diversas. A areia, por exemplo, composta por minúsculas pedras de quartzo, é o “ingrediente” principal para a fabricação de vidro. Também podemos citar, entre suas utilizações:

  • Oscilador em rádios, relógios e manômetros (no caso do cristal da rocha);
  • Utilizado no estudo da óptica;
  • Como abrasivo para jateamento de areia, corte de pedras macias e retificação de vidros.
    Além disso, o quartzo é essencial para a indústria de computadores, já que os semicondutores de silício utilizados por ela são feitos de quartzo.
    Assim como quartzo, o quartzito possui uma gama gigantesca de usos, entre eles estão:
  • Escadas;
  • Pisos;
  • Bancadas;
  • Paredes decorativas;
  • Bordas de piscinas.
    Vale lembrar que o quartzito é extremamente versátil e pode ser usado tanto em ambientes internos, como externos.
    Nós, da PR Pedras, somos especialistas na extração de quartzito. Com 27 anos de experiência e jazida própria, fornecemos material da mais alta qualidade, diretamente de Minas Gerais.
    Aproveite e entre em contato agora mesmo com o nosso time de vendas! Estamos prontos para lhe atender.

Deprecated: Creation of dynamic property WP_Query::$comments_by_type is deprecated in /home2/prpedr34/public_html/wp-includes/comment-template.php on line 1528

No comment yet, add your voice below!


Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.